domingo, 24 de julho de 2016

A comunidade de investigação e o processo de descoberta dialógica



A comunidade de investigação determina condições que evocam o pensar crítico e criativo, e estes pensamentos, por sua vez, aprofundam os objetivos tanto da comunidade quanto dos seus membros.
                                                                                                                     Lipman

A sala de aula transforma-se em Comunidade de Investigação e através da aplicação de uma metodologia específica, o diálogo filosófico/ socrático, os alunos questionam, problematizam e investigam a resposta a uma pergunta. É na comunidade de investigação, centrada no diálogo, que os jovens são estimulados a elaborar questões, a expressar as suas opiniões, a dar razões e a fazer inferências.

O professor facilitador orienta o diálogo. Procura-se um consenso (que pode não existir), mas, sobretudo, desenvolve-se o saber ouvir, o verbalizar, o discutir ideias. Promove-se o pensamento autónomo e crítico.


A criança/ jovem, participa na Comunidade de Investigação na sala de aula de forma espontânea e criativa, desenvolvendo as suas capacidades, tornando-se consciente do próprio pensamento ao ponto de o corrigir.


A comunidade de investigação é o grupo constituído por crianças/ jovens que sabem escutar-se uns aos outros, fomentar a tolerância e o respeito à diferença.

O questionamento orientado/ método dialógico procura que as crianças/ jovens:

       aprendam a ouvir-se uns aos outros, sem interferências
       se interessem pela apresentação dos seus pontos de vista e pelos pontos de vista dos colegas
       se dêem conta da diversidade de perspetivas sobre o mesmo assunto
       aprendam a formular questões
       Interiorizem, de forma mais refletida e ponderada, as regras e práticas sociais

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