A comunidade de investigação determina condições que evocam o pensar
crítico e criativo, e estes pensamentos, por sua vez, aprofundam os
objetivos tanto da comunidade quanto dos seus membros.
Lipman
A sala de aula transforma-se em Comunidade de Investigação e através da aplicação de uma metodologia específica, o diálogo
filosófico/ socrático, os alunos questionam, problematizam e investigam a
resposta a uma pergunta. É na comunidade de
investigação, centrada no diálogo, que os jovens são estimulados a elaborar
questões, a expressar as suas opiniões, a dar razões e a fazer inferências.
A criança/ jovem, participa na Comunidade
de Investigação na sala de aula de forma espontânea e criativa, desenvolvendo
as suas capacidades, tornando-se consciente do próprio pensamento ao ponto de
o corrigir.
A comunidade de investigação é o
grupo constituído por crianças/ jovens que sabem escutar-se uns aos outros,
fomentar a tolerância e o respeito à diferença.
O questionamento orientado/
método dialógico procura que as crianças/ jovens:
•
aprendam a ouvir-se uns aos outros, sem
interferências
•
se interessem pela apresentação dos seus pontos
de vista e pelos pontos de vista dos colegas
•
se dêem conta da diversidade de perspetivas
sobre o mesmo assunto
•
aprendam a formular questões
•
Interiorizem, de forma mais refletida e
ponderada, as regras e práticas sociais
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