Jogos Filosóficos

Os Jogos Filosóficos que se seguem podem apresentar-se em versão projetada no quadro.


INVENTAR FRASES UNIVERSAIS/PARTICULARES, AFIRMATIVAS/NEGATIVAS



DOMINÓ FILOSÓFICO - O CERTO E O ERRADO







Adaptação Site UESC


JOGO FILOSÓFICO - IDENTIDADE E ALTERIDADE






JOGO FILOSÓFICO - ÉTICA




Apresentam-se dois quadros  A e B (sem preenchimento)


A. Questões éticas e questões não éticas ; B. Eticamente correto - Sim ou Não

1. São distribuídos por grupos de 2/3 alunos:
  •  2/ 3 cartões com questões filosóficas e/ou enunciados de ações.
  • 2/3 cartões com a classificação questão ética/questão não ética ou Eticamente correto - Sim ou Não. (distribuição aleatória)
2.  O Jogo inicia-se com o 1º grupo a jogar, colocando uma questão filosófica ou enunciado de ação no quadro correspondente.

3. O grupo que joga seguidamente, classifica:
  • no caso A- questão  ética ou não ética, justificando,coloca o cartão no respetivo quadro e na respetiva coluna.
  • no caso B- ação eticamente correta ou eticamente incorreta, justificando, e coloca o cartão no respetivo quadro e na respetiva coluna.
  • se não tem um cartão correto para colocar no quadro, passa e dá a vez ao grupo seguinte.
4. O grupo que joga, de seguida, avança com outra questão e o procedimento repete-se.
5. Ganha o grupo que fica mais rapidamente sem cartões.



DOMINÓ FILOSÓFICO







































Adaptação Site UESC

JOGO DOS DIREITOS
























































JOGO FILOSÓFICO - VIRAR FRASES AO CONTRÁRIO

 

JOGO FILOSÓFICO - O QUADRO DAS PERGUNTAS








JOGO FILOSÓFICO - O VERDADEIRO E O FALSO




































































1. Foram constituídas sete equipas (2/3 elementos).
-       A cada equipa foi atribuída uma frase com um número (de 1 a 7).
-     A cada equipa foi atribuído um cartão com um número (de 1 a 7, não coincidente com o número da frase).
2.       O grupo que tem a frase 1 inicia o jogo – lê a frase.
3.       A frase aparece no PPT.
4.   O porta-voz da equipa, que tem o número de cartão coincidente com o número da frase, responde:
-       A frase diz algo que pode ser verdadeiro ou falso? Se sim, aparece o X na respetiva coluna.
-   O que a frase afirma é verdadeiro ou falso? Ou, embora seja verdadeiro ou falso, não sabemos se é verdadeiro ou falso? Aparece o X na respetiva coluna.
-     Se a frase não diz algo que possa ser verdadeiro ou falso, aparece um traço nas colunas correspondentes.
5.       A equipa que tem a frase 2 – lê a frase…o processo repete-se e o quadro vai sendo preenchido.
6. No slide seguinte, realiza-se a síntese, perguntando às equipas qual o tipo de frases que afirmam algo que pode ser verdadeiro ou falso. Pedem-se exemplos. 
Parte final – Discussão filosófica:
-   Quando é que uma frase faz uma afirmação verdadeira? - As equipas respondem e segue-se um diálogo filosófico.
-. Os grupos ganham pontos com as respostas certas.
-. Os grupos perdem pontos ao quebrarem regras (regras do diálogo filosófico). 

JOGO FILOSÓFICO - O VERDADEIRO E O FALSO






JOGO DA FILOSOFIA - REGRAS DO DIÁLOGO FILOSÓFICO






JOGO FILOSÓFICO DAS FRASES INVERTIDAS



JOGO FILOSÓFICO - DE ONDE VÊM OS PENSAMENTOS?





Fundo dos quadros/ painéis - obras de Paul Klee






4 comentários:

  1. muito bom o site , obrigador por ajudarem nos professores com materiais incriveis

    ResponderEliminar
  2. Muito criativo e dinâmico esses jogos, e de suma importãncia para o ensino da filosofia para crianças e jovens!

    ResponderEliminar
  3. Nossa que incrível ! Adorei! Parabéns por esse trabalho lindo.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...