Os Jogos Filosóficos que se seguem podem apresentar-se em versão projetada no quadro.
NO LUGAR DO OUTRO
E SE..?
FERRAMENTAS DA FILOSOFIA
O JOGO DO VERDADEIRO E DO FALSO
DESCOBRIR ARGUMENTOS
ESCOLHA OU DESTINO?
O JOGO DO EU E DO OUTRO
INVENTAR FRASES UNIVERSAIS/PARTICULARES, AFIRMATIVAS/NEGATIVAS
Adaptação Site UESC
JOGO FILOSÓFICO - IDENTIDADE E ALTERIDADE
Adaptação Site UESC
JOGO DOS DIREITOS
JOGO FILOSÓFICO - VIRAR FRASES AO CONTRÁRIO
DOMINÓ FILOSÓFICO - O CERTO E O ERRADO
Adaptação Site UESC
JOGO FILOSÓFICO - IDENTIDADE E ALTERIDADE
JOGO FILOSÓFICO - ÉTICA
Apresentam-se dois quadros A e B (sem preenchimento)
A. Questões éticas e questões não éticas ; B. Eticamente correto - Sim ou Não
1. São distribuídos por grupos de 2/3 alunos:
- 2/ 3 cartões com questões filosóficas e/ou enunciados de ações.
- 2/3 cartões com a classificação questão ética/questão não ética ou Eticamente correto - Sim ou Não. (distribuição aleatória)
2. O Jogo inicia-se com o 1º grupo a jogar, colocando uma questão filosófica ou enunciado de ação no quadro correspondente.
3. O grupo que joga seguidamente, classifica:
- no caso A- questão ética ou não ética, justificando, e coloca o cartão no respetivo quadro e na respetiva coluna.
- no caso B- ação eticamente correta ou eticamente incorreta, justificando, e coloca o cartão no respetivo quadro e na respetiva coluna.
- se não tem um cartão correto para colocar no quadro, passa e dá a vez ao grupo seguinte.
4. O grupo que joga, de seguida, avança com outra questão e o procedimento repete-se.
5. Ganha o grupo que fica mais rapidamente sem cartões.
DOMINÓ FILOSÓFICO
Adaptação Site UESC
JOGO DOS DIREITOS
JOGO FILOSÓFICO - VIRAR FRASES AO CONTRÁRIO
JOGO FILOSÓFICO - O QUADRO DAS PERGUNTAS
JOGO FILOSÓFICO - O VERDADEIRO E O FALSO
1. Foram constituídas sete equipas (2/3 elementos).
- A cada equipa
foi atribuída uma frase com um número (de 1 a 7).
- A cada equipa foi
atribuído um cartão com um número (de 1 a 7, não coincidente com o número da
frase).
2. O grupo que tem
a frase 1 inicia o jogo – lê a frase.
3. A frase aparece
no PPT.
4. O porta-voz da equipa, que tem o número de
cartão coincidente com o número da frase, responde:
- A frase diz
algo que pode ser verdadeiro ou falso? Se sim, aparece o X na respetiva coluna.
- O que a frase afirma é verdadeiro ou falso?
Ou, embora seja verdadeiro ou falso, não sabemos se é verdadeiro ou falso?
Aparece o X na respetiva coluna.
- Se a frase não diz algo
que possa ser verdadeiro ou falso, aparece um traço nas colunas correspondentes.
5. A equipa que tem
a frase 2 – lê a frase…o processo repete-se e o quadro vai sendo preenchido.
6. No slide seguinte, realiza-se a síntese, perguntando às
equipas qual o tipo de frases que afirmam algo que pode ser verdadeiro ou
falso. Pedem-se exemplos.
Parte final – Discussão filosófica:
- Quando é que uma frase faz
uma afirmação verdadeira? - As equipas respondem e segue-se um diálogo
filosófico.
-. Os grupos ganham pontos com as respostas certas.
-. Os grupos perdem pontos ao quebrarem regras (regras do
diálogo filosófico).
JOGO FILOSÓFICO - O VERDADEIRO E O FALSO
JOGO DA FILOSOFIA - REGRAS DO DIÁLOGO FILOSÓFICO
JOGO FILOSÓFICO DAS FRASES INVERTIDAS
JOGO FILOSÓFICO - DE ONDE VÊM OS PENSAMENTOS?
Fundo dos quadros/ painéis - obras de Paul Klee
Obrigada!
ResponderEliminarmuito bom o site , obrigador por ajudarem nos professores com materiais incriveis
ResponderEliminarMuito criativo e dinâmico esses jogos, e de suma importãncia para o ensino da filosofia para crianças e jovens!
ResponderEliminarNossa que incrível ! Adorei! Parabéns por esse trabalho lindo.
ResponderEliminar