Como me vejo a mim próprio e como me veem os outros?
Atividades/jogos de identidade e alteridade - aqui
COMO NOS VEMOS A NÓS PRÓPRIOS? COMO NOS VEEM OS OUTROS?
1. Cada aluno escreve numa folha três adjetivos que o caracterizem.
2. O facilitador lê os adjetivos escritos em cada folha e o grupo identifica o elemento do grupo assim caracterizado.
Diálogo:
3. Comparam-se os modos como cada um se vê e como os outros o veem.
4. Por que razão a nossa perceção de nós próprios não corresponde, por vezes, ao modo como nos veem?
1. O primeiro aluno a jogar retira, aleatoriamente) de uma caixa (ou saco) um cartão com uma qualidade inscrita (ex. simpático, generoso…)
1.1. Dá a conhecer ao grupo o conteúdo do cartão e atribui essa qualidade a alguém do grupo. Pode colocar-se a questão: neste grupo, quem é o mais… (simpático, generoso…)?
2. Este procedimento repete-se, para cada elemento do grupo.
EU PODERIA SER O OUTRO?
A cada aluno são atribuídos: um número e uma letra.
1.
Cada elemento do grupo escreve num cartão três
coisas sobre si, duas falsas e uma verdadeira, colocando à frente um V ou um F.
2.
O aluno com o número 1, lê o que escreveu
sobre si.
3.
O aluno que tem a letra A avalia as três
afirmações que o colega faz sobre si próprio e diz qual é a verdadeira.
-
Se acertou, lê o que escreveu sobre si e o
aluno com o número 2 tenta identificar a afirmação verdadeira.
-
Se errou, quem tem a letra B lê o que escreveu
sobre si e quem tem o número 2 diz qual é a afirmação verdadeira.
4.
O procedimento repete-se.
Diálogo:
O que é falso poderia ser verdadeiro?
Eu poderia ser o outro?
Sem comentários:
Enviar um comentário