O fantasma da sala 7


-Não deixem nada dentro da sala! Há uma janela que aparece sempre aberta…mesmo quando a deixamos fechada – advertiu a D. Custódia, à saída da aula de História.

- Estranho! Nós deixamos sempre as janelas e a porta fechadas. E, em princípio é assim no fim de todas as aulas - respondeu a professora, enquanto desligava o projetor e agarrava na mala e no livro de ponto.

- Alguém se esquece de fechar, ou a janela está avariada…ou pode andar alguém a brincar! Vamos descobrir o que é! – concluiu a D. Custódia.

- Claro! Aqui não há fantasmas! – gracejou o Francisco.

- Como sabes que não há? – gritou o João, de corrida para o bar.

Na aula seguinte, Anamar não estava especialmente atenta. Acabara no dia anterior de ler “O Fantasma de Canterville” e pensava como seria divertido se existissem mesmo fantasmas. Mas como não existem, teriam de fazer suposições muito realistas, na normalidade de um esquecimento, de um engano ou de uma brincadeira de mau gosto…

Anamar procurou concentrar-se nos exercícios de multiplicação e divisão de números racionais. Imaginou os números a saltarem do caderno, a voarem, a rodopiarem até ao teto, como insetos… e a saírem pela janela. E voou com eles durante algum tempo.

Está certo! Disse o professor, sorridente, ao passar pela sua mesa, sem fazer a mínima ideia por onde andaram aqueles números e sinais.


Realidade

  • O que é a realidade?
  • A realidade é o que existe?
  • Como é que sabemos que uma coisa existe?
  • Só existe aquilo que podemos ver?
  • Uma coisa pode parecer real e não o ser?
  • Existe realidade sem pensamento?
  • Qual a relação entre a realidade e a imaginação?


Pensamento

  • O que é o pensamento?
  • De onde vêm os pensamentos?
  • Só podemos pensar a realidade?
  • Podemos pensar o que não existe?
  • Podemos pensar o impensável?
  • O pensamento é real?
  • Os números são reais?





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