Poderão os outros impedir a nossa liberdade? - aqui
sexta-feira, 17 de março de 2017
quarta-feira, 15 de março de 2017
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017
terça-feira, 14 de fevereiro de 2017
Deverão todas as crianças do mundo ter os mesmos direitos fundamentais?
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017
Escolher direitos (com razões)
Hoje jogámos ao Jogo dos Direitos
Os três direitos mais votados (acompanhados de razões):
Direito à educação
Direito a uma habitação condigna
quarta-feira, 11 de janeiro de 2017
domingo, 8 de janeiro de 2017
segunda-feira, 2 de janeiro de 2017
sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
Um natal filosófico
Um PowerPoint animado com música de natal.
Segue-se um diálogo filosófico:
Quais os sentimentos que o Natal pode suscitar? Porquê?
Por fim as prendinhas simbólicas: um lápis colorido e uma fita/pulseirinha
para as raparigas
“O gato do armário” assistiu através do vidro da janela à
sessão.
quarta-feira, 7 de dezembro de 2016
Sessão muito divertida - Virar frases ao contrário
Hoje jogámos ao jogo - Virar frases ao contrário, e foi muito divertido!
domingo, 4 de dezembro de 2016
quarta-feira, 30 de novembro de 2016
sexta-feira, 25 de novembro de 2016
quarta-feira, 23 de novembro de 2016
segunda-feira, 14 de novembro de 2016
quinta-feira, 10 de novembro de 2016
quarta-feira, 26 de outubro de 2016
domingo, 23 de outubro de 2016
quinta-feira, 20 de outubro de 2016
Jogo Filosófico - O Quadro das Perguntas
Vamos fazer perguntas!
- Cada um escreve uma pergunta filosófica (ou mais) num postic e afixa no quadro das perguntas.
domingo, 9 de outubro de 2016
quarta-feira, 5 de outubro de 2016
Espelho e identidade

Qual a relação entre espelho e identidade?
O reflexo no espelho é real?
O Outro pode ser um espelho?
O Outro pode ser um espelho?
sábado, 1 de outubro de 2016
quarta-feira, 28 de setembro de 2016
sexta-feira, 23 de setembro de 2016
domingo, 18 de setembro de 2016
O Barco de Teseu e o problema da identidade

Vinte anos depois de ter partido do porto de Atenas Teseu regressou a casa tendo substituído todas as peças do seu barco. O barco com que começou a viagem é o mesmo com que acabou?
Questão
O senhor Henri disse:
se a laranja viesse de uma árvore chamada macieira, à laranja teria de se
chamar maçã ou era à macieira que se teria de chamar laranjeira?
Gonçalo M Tavares, O Senhor Henri
domingo, 11 de setembro de 2016
domingo, 4 de setembro de 2016
domingo, 28 de agosto de 2016
quinta-feira, 25 de agosto de 2016
quinta-feira, 18 de agosto de 2016
Princípio da identidade

- Quem és tu?
Não se pode dizer que fosse um princípio de
conversa encorajador. Alice respondeu timidamente:
-Neste momento, nem sei bem, minha senhora... Esta manhã, quando me levantei, sabia quem era, mas já mudei tantas vezes desde então.
-Neste momento, nem sei bem, minha senhora... Esta manhã, quando me levantei, sabia quem era, mas já mudei tantas vezes desde então.
terça-feira, 9 de agosto de 2016
A história das ostras curiosas
“Eu gosto mais da Morsa”, disse Alice; “porque se vê
que ela tinha um bocadinho de pena das pobres Ostras.”
“ De qualquer maneira, comeu mais que o Carpinteiro”, disse Tweedledee.
“ De qualquer maneira, comeu mais que o Carpinteiro”, disse Tweedledee.
segunda-feira, 1 de agosto de 2016
Eu sou real!
“Agora está a sonhar”, disse
Tweedledee; “e com o que pensas que ele está a sonhar?”
Alice disse: “Isso ninguém pode
adivinhar."
“Contigo, claro!”, exclamou
Tweedledee batendo as palmas triunfante. “E se ele deixasse de sonhar contigo,
onde pensas tu que estarias?”
quinta-feira, 28 de julho de 2016
A grin without a cat
‘All right,’
said the Cat; and this time it vanished quite slowly, beginning with the end of
the tail, and ending with the grin, which remained some time after the rest of
it had gone.
Which way I ought to go from here?
'Would you
tell me, please, which way I ought to go from here?'
'That depends a good deal on where you want to get to,' said the Cat.
'That depends a good deal on where you want to get to,' said the Cat.
domingo, 24 de julho de 2016
A comunidade de investigação e o processo de descoberta dialógica
A comunidade de investigação determina condições que evocam o pensar
crítico e criativo, e estes pensamentos, por sua vez, aprofundam os
objetivos tanto da comunidade quanto dos seus membros.
Lipman
A sala de aula transforma-se em Comunidade de Investigação e através da aplicação de uma metodologia específica, o diálogo
filosófico/ socrático, os alunos questionam, problematizam e investigam a
resposta a uma pergunta. É na comunidade de
investigação, centrada no diálogo, que os jovens são estimulados a elaborar
questões, a expressar as suas opiniões, a dar razões e a fazer inferências.
segunda-feira, 14 de março de 2016
Filosofia para Crianças e Jovens - Projeto curricular na Escola secundária D. João II
Filosofia para Crianças e Jovens - Projeto curricular
Implementação da disciplina Filosofia para Crianças no 7º ano
sábado, 12 de março de 2016
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